A verdade sobre o paradeiro dos 30 milhões acordado com a China International fund Limited

Partilhar é ajudar!

[Total: 1   Average: 5/5]



O povo São-tomense foi surpreendido na semana passada com a prisão do Ex Ministro das Finanças Américo Ramos por alegadamente ter desviado 20 milhões dos 30 contraídos ao China International Fund Limited.

O acordo aconteceu no dia 20 de Julho de 2015, Américo Ramos então Ministro das Finanças do governo do Patrice Trovoada assinou com o referido fundo um acordo de empréstimo de 30 milhões de dólares com uma taxa de juros de 1% ao ano, conforme se pode verificar no documento abaixo.

Cópia do acordo

Como se pode verificar, este mesmo valor seria depositado na conta do Banco Central na Caixa Geral de Depósitos.

Passado estes anos o povo São-tomense nunca viu a cor deste dinheiro, o anterior governo sempre justificou que nunca chegou a receber a totalidade do valor e que o fundo só transferiu 10 milhões de dólares e não os 30 conforme indica o acordo.



A causa da não transferência do valor, segundo o governo do Patrice Trovoada foi que após a prisão de Sam Pa, CEO ( Chef Executive offecer) do fundo, o mesmo desapareceu e o governo ficou sem contato com o fundo.

Tirado na Wikipédia

Mesmo com esta explicação, a oposição São-tomense continuou acusando o governo de Patrice Trovoada, alegando que os mesmos receberam a totalidade dos 30 milhões.

Durante a campanha eleitora, o partido MLSTP/PSD e a COLIGAÇÃO (MDFM/PCD/UDD) prometeram ao povo São-tomense mão dura perante casos de corrupção e levar a justiça todos aqueles que lesaram o país.

Nesse sentido já depois de ter vencido as eleições e ter formado uma nova maioria ( MLSTP/PSD e a COLIGAÇÃO), o governo desta nova maioria liderada por Jorge Bom Jesus, Olsvaldo dos Santos Vaz na qualidade do novo Ministro das Finanças e Economia Azul, enviou uma carta ao Embixador da China Popular em São Tomé e Príncipe, a fim de conseguir uma ponte de ligação com o China International Fund Limited uma vez que o governo de Patrice Trovoada não conseguia depois da prisão de Sam Pa.



Conforme se pode verificar na carta enviada a 09 de Janeiro de 2019, o então Ministro das Finanças descreve os factos conforme avançado pelo Anterior Primeiro ministro Patrice Trovoada.

Carta a Embaixada da China em STP

No dia 22 do mesmo mês, o Governo recebe um carta da embaixada da China indicando que não têm nenhuma influência sobre os negócios do fundo, uma que se trata de uma empresa privada, ou seja, mandou o governo a “fava”.

Carta da embaixada da China

Portanto, uma vez que o governo não consegue ter contato com o fundo para reaver ou até mesmo ter a confirmação de que os 20 milhões não foram transferidos, o governo decidiu acusar o Dr Américo Ramos de ter ficando com o valor de 20 milhões sem qualquer prova de que este teria o feito.

Está acusação é meramente especulatoria, uma vez que a única maneira de confirmar se o valor foi transferido ou não, seria entrar em contato com o referido fundo, que atualmente não é possível.

Website do Fundo

China International found Website
Página do linkedin da Empresa



Enquanto o mesmo estiver desaparecido, pelo menos o estado não terá que pagar nada. Afinal foi um bom negócio.

Última Hora: Jovem que agrediu a ex-companheira é morto na posse das autoridades.
Última Hora: Jovem que agrediu a ex-companheira é morto na posse das autoridades.

Notícia em desenvolvimento.

O que o Evaristo Carvalho tem  e que todos querem?
O que o Evaristo Carvalho tem e que todos querem?

Este ano a população de São Tomé e Príncipe vai as urnas para escolher o novo Presidente da República. Quais são as competências do Presidente da República, fomos a constituição da Repúbli…

Médicos recusam fazer exame que comprovam a violação da menina de 5 anos em São Tomé.
Médicos recusam fazer exame que comprovam a violação da menina de 5 anos em São Tomé.

Sem um exame médico que comprove a violação, não é possível garantir que o mesmo tenha acontecido,

Ministro da saúde anuncia 860 casos de SIDA no país
Ministro da saúde anuncia 860 casos de SIDA no país

O ministro de Saúde avançou que o último estudo aponta para uma prevalência de HIV 2,1% nos Homens que fazem Sexo com Homens

Última Hora! Morreu Diego Maradona.
Última Hora! Morreu Diego Maradona.

Astro argentino terá sofrido uma paragem cardiorrespiratória.

Partilhar é ajudar!