Patrice Trovoada reage sobre a prisão de Américo Ramos.

Partilhar é ajudar!

[Total: 1   Average: 5/5]



O antigo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe Patrice Trovoada considerou esta sexta-feira que a detenção e a audição pela Polícia Judiciária de dois ex-ministros do seu executivo são “politicamente motivadas e à margem da lei”.

O Ministério Público condena veementemente este modo de atuar da Polícia Judiciária e irá usar todas as suas prerrogativas para o controlo e restabelecimento da legalidade, seja em sede de ação penal ou no exercício do poder disciplinar de que dispõe enquanto órgão que superintende a Polícia Judiciária, a fim de garantir e efetivar a responsabilização e a reposição da legalidade”, afirmou hoje Kelve Nobre de Carvalho, numa comunicação ao país.

Questionado pela Lusa, Patrice Trovoada disse não ter conhecimento de estar a ser investigado e garantiu que não é arguido. “Nunca fui notificado de nada, nem como testemunha, nem como declarante e muito menos como arguido”, referiu.



O ex-primeiro-ministro confirmou que dos 30 milhões de dólares iniciais, apenas entraram nos cofres são-tomenses 10 milhões porque entretanto o interlocutor do empréstimo e responsável do fundo, Sam Pa, “desapareceu” — foi preso na China e o então executivo são-tomense “ficou sem interlocutor”.

Sobre os 10 milhões de dólares que “entraram para o tesouro público”, o atual Governo “pode seguir-lhes o rasto”, disse.



“Por que razão não pedem ao fundo prova da transferência do montante restante? Será que o fundo, caso tenha desbloqueado 30 milhões, não ficou com traços da transferência? Se fosse para pagar favores aos governantes, por que razão fazê-lo via um empréstimo ao Estado”, questionou.

Última Hora: Jovem que agrediu a ex-companheira é morto na posse das autoridades.
Última Hora: Jovem que agrediu a ex-companheira é morto na posse das autoridades.

Notícia em desenvolvimento.

O que o Evaristo Carvalho tem  e que todos querem?
O que o Evaristo Carvalho tem e que todos querem?

Este ano a população de São Tomé e Príncipe vai as urnas para escolher o novo Presidente da República. Quais são as competências do Presidente da República, fomos a constituição da Repúbli…

Médicos recusam fazer exame que comprovam a violação da menina de 5 anos em São Tomé.
Médicos recusam fazer exame que comprovam a violação da menina de 5 anos em São Tomé.

Sem um exame médico que comprove a violação, não é possível garantir que o mesmo tenha acontecido,

Ministro da saúde anuncia 860 casos de SIDA no país
Ministro da saúde anuncia 860 casos de SIDA no país

O ministro de Saúde avançou que o último estudo aponta para uma prevalência de HIV 2,1% nos Homens que fazem Sexo com Homens

Última Hora! Morreu Diego Maradona.
Última Hora! Morreu Diego Maradona.

Astro argentino terá sofrido uma paragem cardiorrespiratória.

Fonte: Lusa

Partilhar é ajudar!