Patrice Trovoada lidera missão de observação eleitoral da União Africana em Comores – Africa Central

Partilhar é ajudar!

[Total: 4   Average: 4/5]




O Presidente da Comissão da União Africano (AUC), o Sr. Moussa Faki Mahamat enviou uma Missão de Observação Eleitoral (MOEUA) nas Comores, no contexto das eleições presidenciais.

A MOEUA ( Missão de Observação Eleitoral da União Africana) Comores é liderada por Sua Excelência o Sr. Patrice Emery Trovoada, ex-primeiro-ministro da República Democrática de são Tomé e Príncipe. É composto por 30 observadores, incluindo os parlamentares Pan-africanos, embaixadores acreditados junto da União Africano (UA), funcionários da União Africano, os chefes dos órgãos de administração eleitorais e membros das organizações da sociedade civil.




Os objetivos da missão são: (a) fornecer um relatório, uma avaliação precisa e imparcial da qualidade das eleições nas Comores, incluindo até que ponto a sua conduta em conformidade com os padrões regionais, continentais e internacionais de eleições democráticas; (b) fazer recomendações para melhorar futuras eleições; e (c) prestar apoio à UA nos processos eleitorais nos Comores para que a realização de eleições livres e credíveis e para contribuir no fortalecimento da governança democrática, a paz e a estabilidade.

Veja também: Anacondinha -A comunidade internacional silenciosamente refere-se a ele como um homem falso.

O mandato do MOEUA baseia-se em vários instrumentos da União Africana, incluindo: (a) as Directrizes da União Africana sobre Missões de Observação e Monitorização de Eleições (2002); (b) a Declaração da OUA / UA sobre Princípios que Regem as Eleições Democráticas em África (2002); a Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos (1981) e (c) a Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governação (2007).

Fonte: União Africana


Partilhar é ajudar!