STP – Orçamento geral de estado com 97,2% de ajuda externa, afinal somos ou não soberanos?

Partilhar é ajudar!

[Total: 2   Average: 4.5/5]



No discurso do atual primeiro ministro Jorge Bom Jesus sobre o OGE 2019 ouvi-se que o programa de investimento público está dependente da ajuda externa em 97,2%, isso quer dizer que o estado São-tomense só contribuiu com 2.8%.

Para que não percebe de economia e calculo de percentagens, é muito simples. Está previsto um orçamento avaliado em 150 milhões de dólares, 2,8% deste valor corresponde a 4,2 milhões, sendo 145,8 milhões em ajudas por parte dos parceiros como Angola, China e etc.

Ao contrário de algumas informações avançadas nas redes sociais, este número significa um aumento em 0,2% em comparação com o ano 2018. Anda assim esperamos sempre que o país cresça e comece a ter maior participação no seu orçamento.

Governo disponibiliza 20 milhões para reabilitar estradas.

O anterior primeiro ministro Patrice Trovoada, anunciou no ano passado um aumento da economia em 5%, algo que não se verificou, ficando nos 4%, valor igual a 2017. Enquanto economista, o Dr. Patrice Trovoada não conseguiu distinguir a relação despesas e receitas bem como o papel de produção para a economia do país.

Saty Curious

Para este ano o Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus volta a falar no aumento da economia em 5%, parece ser um sonho para todos os governos de São Tomé e principe, veremos se o mesmo não comete os mesmos erros que o anterior PM.

A nossa encomia em 2014 aumentou cerca de 7%, de lá para cá, foi um desastre. Será que JBJ vai fazer a diferença para o bem das empresas São-tomenses e do investimento estrangeiro?

Partilhar é ajudar!