Será Levy Nazaré o próximo Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe?

Partilhar é ajudar!

[Total: 0   Average: 0/5]

“Num espírito norteado pela preservação dos interesses superiores da nação, nomeadamente a paz e a concórdia nacional, o ADI aceita esses resultados e como partido vencedor das eleições legislativas irá imediatamente criar as condições com vista a formação do XVII constitucional que deverá surgir logo após a instalação da próxima Assembleia Nacional”.

Levy Nazaré

Sublinhou que os trabalhos do apuramento definitivo da contagem das eleições legislativas de outubro decorreram “num clima de violência, ameaças e desordens jamais vistas, cujo objetivo foi claramente intimidar e coagir os magistrados, os políticos e os cidadãos comum na fase de apuramento geral dos resultados”.

“Por isso, o partido ADI declara que as eleições de 07 de outubro, contrariamente a todas as eleições que tiveram lugar desde a instauração do sistema democrático em São Tomé e Príncipe, terminaram de forma anormal e que o processo de apuramento não foi de forma justa, livre e transparente”, afirmou.

Acrescentou que “os juízes foram pressionados, coagidos, ameaçados”, bem como “alterados os critérios legais de análise” dos votos considerados nulos previamente apresentados pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN).


“Hoje, no estado de espírito que estão as forças da oposição, provavelmente o ADI apresentar o Patrice Trovoada como candidato a primeiro-ministro, poderá complicar ainda mais o relacionamento”.

Patrice Trovoada 

Depois de Patrice Trovoada ter anunciado o seu afastamento do poder em São Tomé e Principe o secretário geral do partido ADI ( Acção Democrática Independente) vem anunciar que o partido está pronto para assumir o XVII Governo Constitucional em São Tomé e Prince. Veja aqui o artigo completo onde Patrice Trovoada admite que apresentar-se como candidato a primeiro-ministro poderá complicar a situação.

Como todos sabemos Patrice Emery Trovoada é presidente do partido e na sua entrevista a agência Lusa indica que não vai deixar esse compromisso. Sendo que não será o primeiro ministro pelo partido, quem será?

Levy Nazaré tem assumido posições a frente do partido já a algum tempo, nestas eleições o mesmo estava nas localidades onde o Patrice estava e não estava, assumiu as rédeas do partido desde a saída do presidente do partido do país nesta pós eleição.

Não será surpresa nenhuma, quando Levy Nazaré se assumir como alternativa a Patrice Trovoada na formação do  XVII Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Veja também o que a comunidade internacional acha do Patrice Trovoada.

O maior partido da oposição, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social-Democrata (MLSTP-PSD) e a coligação PCD-UDD-MDFM já anunciaram um acordo de incidência parlamentar e para formar Governo, uma vez que juntos têm maioria absoluta.

Fonte: DN

Partilhar é ajudar!